sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A comum dispersão do indivíduo

Quer entender o que está ocorrendo com o perfil do consumidor. Permita-se circular pelo centro de uma grande cidade e de preferência aos horários de pico.


Faça uso de seus cinco sentidos, se puder sente em um banco da praça, aquela que foi habitada por senhores aposentados, na sua época de criança. Relaxe por alguns segundos e ligue seu radar da percepção, as coisas então iguais a ano atrás? E a dois? E a dez?...

Fiz isso ontem na Praça Dante Alighieri em Caxias do Sul. Me surpreendi com a diversidade geral.

Optei por escrever sobre Pessoas. Muito bem, observe a aparência das pessoas, maneira de falar, andar e se vestir as músicas que ouvem e seu perfume. Quando minha observação decaiu sobre a população que circulavam meu primeiro pensamento foi: “Como gostaria de ter ao meu lado um especialista em Moda, um psicólogo, um antropólogo talvez eles consigam responder algumas questões que eu não imagino a resposta”.

A apresentação destes transeuntes não nos permite a rápida classificação para identificação de nichos de mercado. Simplesmente olhando você não consegue identificar características concretas do individuo, como por exemplo: supor uma classe social, idade, profissão, estado civil e até mesmo o sexo. Se suas roupas de marca são originais ou cópias, adquiridas em Paris ou confeccionadas pela vizinha, ou ainda roubadas.

Todo esse fluxo mental me trouxe sentimentos contraditórios. Tudo o que estudamos e lemos sobre o perfil do consumidor pode ser comprovado em uma simples caminhada de um quarteirão no centro de qualquer grande cidade, bárbaro! Em contra partida, como profissional de marketing, encaro a dificuldade de acertar a ação para o perfil exato que quero despertar a atenção.

A resposta para este dilema é simplesmente muita pesquisa, leitura, disposição para criar alternativas e estar sempre aberta para o novo. Sinto então, uma alegria imensa e descubro que é justamente essa inquietação que me fascina no mundo do Marketing.

Mas para um passeio de lazer, não conte comigo para uma visita a centros urbanos ou shopping. Que tal uma Trilha ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário